Assim como na música, não há uma receita garantida para o sucesso, apenas as melhores práticas a serem seguidas e, às vezes, desafiadas.
É essencial reconhecer que não existe uma fórmula mágica para criar um ótimo anúncio, mas existem boas práticas e boas maneiras de pensar em como criá-los.
A publicidade é uma forma de arte, onde a criatividade muitas vezes exige que rompamos com as regras convencionais.
Ah, inclusive, o que mais acontece no digital são anúncios que performam muito e que quebram todas as regras da publicidade tradicional.
E é aí que eu me questiono: com uma faculdade que ainda aborda tanto o mundo tradicional, como esses profissionais realmente saem preparados para o mercado digital?
Não saem.
Pra mim, a faculdade de publicidade nos ensina a sermos artistas. A pensar, criar, idealizar e executar. Mas ela não te prepara pro mercado.
Acredito que isso acontece por conta da rapidez que esse mercado evolui, sem dar tempo as instituições mais tradicionais, de virarem o barco.
Mas, isso é conversa pra outra hora, vamos voltar aos anúncios.

Você provavelmente já se perguntou: o que torna uma campanha publicitária verdadeiramente bem-sucedida? Como posso desenvolver um criativo de anúncio que se destaque em meio à concorrência e ressoe com meu público-alvo?
As respostas nem sempre são tão simples quanto gostaríamos que fossem, ok?
O primeiro passo em direção a um anúncio eficaz é adotar a mentalidade de teste. Só podemos realmente saber o que funciona após testar e experimentar diferentes formatos.
Embora a filtragem seja importante para selecionar os melhores candidatos(anúncios) a testes, é interessante observar como até mesmo os anúncios que inicialmente desacreditamos podem se revelar verdadeiros vencedores.
Mas como podemos garantir que nosso anúncio será um sucesso? A verdade é que não podemos.
A publicidade é, de certa forma, uma experiência subjetiva, semelhante à música, que falei lá no começo.
Mas, um aspecto fundamental a ser compreendido é que todo bom anúncio gera vendas. Ele é bom por isso. Ele nasceu para isso.
Até mesmo as campanhas de branding, buscam, de longo prazo, aumentar suas vendas com suas ações que muitas vezes parecem não ter o objetivo de vendas.

Poderia passar horas escrevendo sobre isso, mas resolvi separar algumas dicas mais práticas.
Escolhi 12 dicas que você não costuma ver por aí, mas que fazem toda a diferença quando for pensar no seu anúncio.
- Faça da sua marca a estrela e não um acessório!
- Mostre seu produto em uso.
- Mantenha, na maioria dos casos, a simplicidade.
- Use ganchos de aberturas fortes, impactantes e curiosos.
- Use apenas o tempo realmente necessário para passar a sua mensagem de convencimento.
- Repita a mesma copy em formatos diferentes (carrossel, estático, vídeo)
- Influenciadores, cantores, atrizes e figuras públicas aumentam em muuuitas vezes a chance do seu anúncio cumprir a primeira regra dos anúncios: atenção.
- Tente falar sobre a mesma coisa de diversas formas diferentes, utilize a sua capacidade criativa na construção de copys variadas.
- As copys e formatos precisam estar de acordo com o momento de compra de cada pessoa. Sempre que criar um anúncio, pense na etapa que ele estará.
- Busque ser original, mesmo que tenha buscado referências.
- Seja consistente. Não adianta fazer um anúncio e depois parar. A inteligência das plataformas acontece quando você lida como elas como se fossem um laboratório de testes.
- Conte narrativas. Não precisa ser aquela história “era uma vez”, mas uma narrativa com início, meio e fim, um problema e uma solução envolvendo uma história. Isso costuma criar facilmente conexões emocionais.
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