Melhores Dicas Para Desenvolver Anúncios Mais Eficazes

Assim como na música, não há uma receita garantida para o sucesso, apenas as melhores práticas a serem seguidas e, às vezes, desafiadas.

É essencial reconhecer que não existe uma fórmula mágica para criar um ótimo anúncio, mas existem boas práticas e boas maneiras de pensar em como criá-los.

A publicidade é uma forma de arte, onde a criatividade muitas vezes exige que rompamos com as regras convencionais.

Ah, inclusive, o que mais acontece no digital são anúncios que performam muito e que quebram todas as regras da publicidade tradicional. 

E é aí que eu me questiono: com uma faculdade que ainda aborda tanto o mundo tradicional, como esses profissionais realmente saem preparados para o mercado digital? 

Não saem. 

Pra mim, a faculdade de publicidade nos ensina a sermos artistas. A pensar, criar, idealizar e executar. Mas ela não te prepara pro mercado. 

Acredito que isso acontece por conta da rapidez que esse mercado evolui, sem dar tempo as instituições mais tradicionais, de virarem o barco. 

Mas, isso é conversa pra outra hora, vamos voltar aos anúncios.

 

Você provavelmente já se perguntou: o que torna uma campanha publicitária verdadeiramente bem-sucedida? Como posso desenvolver um criativo de anúncio que se destaque em meio à concorrência e ressoe com meu público-alvo?

As respostas nem sempre são tão simples quanto gostaríamos que fossem, ok?

O primeiro passo em direção a um anúncio eficaz é adotar a mentalidade de teste. Só podemos realmente saber o que funciona após testar e experimentar diferentes formatos.

Embora a filtragem seja importante para selecionar os melhores candidatos(anúncios) a testes, é interessante observar  como até mesmo os anúncios que inicialmente desacreditamos podem se revelar verdadeiros vencedores.

Mas como podemos garantir que nosso anúncio será um sucesso? A verdade é que não podemos.

A publicidade é, de certa forma, uma experiência subjetiva, semelhante à música, que falei lá no começo.

Mas, um aspecto fundamental a ser compreendido é que todo bom anúncio gera vendas. Ele é bom por isso. Ele nasceu para isso. 

Até mesmo as campanhas de branding, buscam, de longo prazo, aumentar suas vendas com suas ações que muitas vezes parecem não ter o objetivo de vendas. 


Poderia passar horas escrevendo sobre isso, mas resolvi separar algumas dicas mais práticas.

Escolhi 12 dicas que você não costuma ver por aí, mas que fazem toda a diferença quando for pensar no seu anúncio.

  1. Faça da sua marca a estrela e não um acessório!

  2. Mostre seu produto em uso.

  3. Mantenha, na maioria dos casos, a simplicidade.

  4. Use ganchos de aberturas fortes, impactantes e curiosos.

  5. Use apenas o tempo realmente necessário para passar a sua mensagem de convencimento.

  6. Repita a mesma copy em formatos diferentes (carrossel, estático, vídeo)

  7. Influenciadores, cantores, atrizes e figuras públicas aumentam em muuuitas vezes a chance do seu anúncio cumprir a primeira regra dos anúncios: atenção.

  8. Tente falar sobre a mesma coisa de diversas formas diferentes, utilize a sua capacidade criativa na construção de copys variadas.

  9. As copys e formatos precisam estar de acordo com o momento de compra de cada pessoa. Sempre que criar um anúncio, pense na etapa que ele estará.

  10. Busque ser original, mesmo que tenha buscado referências.

  11. Seja consistente. Não adianta fazer um anúncio e depois parar. A inteligência das plataformas acontece quando você lida como elas como se fossem um laboratório de testes.

  12. Conte narrativas. Não precisa ser aquela história “era uma vez”, mas uma narrativa com início, meio e fim, um problema e uma solução envolvendo uma história. Isso costuma criar facilmente conexões emocionais. 
 
 
 
 
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